Concurso para soldado combatente do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ)


É grande a expectativa entre os futuros candidatos pela definição da oferta do concurso para soldado combatente do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ). Porém, devido às chuvas que castigaram algumas cidades do estado, o comandante-geral do CBMERJ, coronel Sérgio Simões, ainda não negociou com o governador Sérgio Cabral a ampliação da oferta, de 246 para 600 vagas, sendo 300 para preenchimento em 2013 e as outras, em 2014.

De acordo com o diretor-geral de Pessoas do CBMERJ, coronel Gilvan de Castro, assim que ele receber o aval, enviará a solicitação à Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), para autorizar oficialmente a seleção, que deverá ocorrer no primeiro semestre deste ano.

O diretor-geral de Pessoas informou também que, assim que a Seplag der a autorização oficial para abertura do concurso, o edital deverá ser liberado em curto espaço de tempo. Segundo Gilvan, a previsão do CBMERJ é concluir todo o processo em 2013, e iniciar a convocação dos primeiros colocados ainda este ano. O governador Sérgio Cabral já autorizou informalmente a abertura do concurso.

O cargo de soldado combatente requer o nível médio e carteira nacional de habilitação na categoria “B”. A remuneração será de R$2.526,80, a partir de fevereiro de 2013. Os futuros postulantes deverão ter menos de 51 anos no ato de posse. O regime de contratação será o estatutário, garantindo a estabilidade empregatícia.

Os futuros candidatos serão avaliados por meio de prova objetiva, teste de capacitação física, exames de saúde, social e documental e, por fim, curso de formação, ministrado pela própria corporação e que costuma ter duração de seis meses.

Segundo o coronel Gilvan, a avaliação de múltipla escolha deverá seguir o padrão da aplicada aos candidatos a soldado motorista, cujo consurso foi realizado este ano. “O programa será o mesmo do concurso de motorista, com a exclusão apenas da Legislação de Trânsito”, garantiu.

Fonte: Folha Dirigida

Por

contato@oestadorj.com.br

Webjornal O Estado RJ > No ar desde 28/05/2007 > Promovemos o Projeto Futuro Jornalista.

10 comentários

  1. estou querendo muito ingressar no corpo de bombeiros saí do exercito faz pouco tempo estou cursando o 3 ano do ensino médio gosto muito da organização do corpo de bombeiros e atraves do meu esforço e muita garra estarei sempre disponivel para ajudá-los no serviço em geral tenho curso de informatica , refrigeração basica, interpretação de texto e pretendo fazer o de radilologia agora para ingressar no corpo de bombeiros

    • Jessica Gonçalves

      Gostaria de saber como me escrever para o concurso dos bombeiros

  2. luciano

    pretendo fazer o concurso para combatente. estou me sentindo digno de poder participar de um concurso que na maioria, limita a idade. desde garoto tenho o sonho de seguir carreira militar e agora veio a oportunidade. parabéns ao comando do cbmerj pela organização!

  3. Karina Rosa da Silva.

    Gostaria de saber como que será a barra para mulheres em relação a altura.A abdominal , corrida e natação.

  4. Karina Rosa da Silva.

    Quanto que é o máximo de pontuação para ser aprovada e classificada?
    Estou feliz em saber que o concurso tão esperado por mim está previsto por vir.Tenho orado desde o ano passado e agradeço a Jesus por esta benção.Muito obrigada a todos vocês por esta aprovação tão bem vinda.Espero no meu Senhor jesus Cristo sabedoria de uma aprovada pela prova em que tenho me esforçado desde o ano passado. Que Jesus os abençoe.

    • André Luiz

      Eque DEUS te abençoe, vc deverá esperar o edital com a regulamentação do concurso. Abraços e boa sorte nesta empreitada.

  5. eu queria saber se eu passar em todas as fases mas se no dia da entrega de documento eu nao conseguir ter tirado a CNH eu sou eliminado do concurso

  6. Larissa

    gostaria de saber se já saiu o edital, não encontro nada de jeito nenhum.

  7. Karina Rosa da Silva.

    Gostaria de saber qual o limite de pontuação para ser aprovado? Fiquem na paz do senhor que Jesus os abençoe nesta profissão tão linda. A paz do Senhor.

  8. Karina Rosa da Silva.

    Quando está previsto o Edital de soldado combatente?Fiquem com jesus..