Autorreflexão e Autoconsciência

Print page

Estamos em acelerado ritmo de transformações da realidade de nossa existência e do planeta, alterando nossas experiências físicas, materiais e espirituais. Por sermos seres “semi humanos” (não conseguimos ainda alcançar a moral do Espírito do Ser Humano, projetado pelas Leis Supremas do Cosmos – Deus) e preferimos nos autoenganar de que nada está acontecendo e no muito lamentamos os acontecimentos desastrosos em todas as esferas da vida do planeta e na nossa, mas, também, só quando eles batem à nossa porta individual.

Tá passando da hora de adotarmos de forma sistemática a autorreflexão. É dela que surge o crescimento e o desenvolvimento de si próprio, da tecnologia e qualquer outra coisa. A autorreflexão é pré-requisito para o conhecer, desenvolver, educar, refletir…

É através dela que se instala a autoconsciência que disponibilizará a clareza conceitual das realidades e, por sua vez, podermos lançar mão da imaginação, criatividade e discernimento na escolha de opções às soluções de problemas.

 

Por fim, as funções de valor teóricas e práticas, correspondem à integração entre o saber teórico e o prático, ou seja, o que apenas sei que devo ou não devo fazer e o que realmente faço. Se uma filosofia estiver presente em nossas visões, não haverá sobrepujamentos e, sim, prevalecerá o conjunto que requer o estabelecimento da ética comum: base integradora de propósitos, decisões e ações individuais do cotidiano.

 

Por

contato@oestadorj.com.br

Webjornal O Estado RJ > No ar desde 28/05/2007 > Promovemos o Projeto Futuro Jornalista.

Comentários estão fechados.