O que o Super Bowl tem?

Print page

Como já é tradição do megaevento, o Super Bowl não fez sucesso apenas entre os americanos. A cada ano mais popular no Brasil, a grande final da Liga Nacional de Futebol Americano (NFL) mobilizou inúmeros fãs na sua quinquagésima primeira edição, disputada no primeiro domingo de fevereiro.  Mas por que o esporte número um dos norte americanos faz tanto sucesso por aqui?

Bem, é inegável que os americanos promovem e organizam espetáculos esportivos como ninguém. A atmosfera criada em cima da grande final é sempre contagiante até para quem normalmente passa ao largo dos demais jogos do campeonato, na temporada regular. Contudo, nem só de fãs exclusivos do Super Bowl é feita a audiência brasileira. O número de torcedores que realmente acompanham e até adotam times para torcer nos quase seis meses de duração da competição é cada vez maior.

nflpatsPara além do marketing esportivo – que vem desde as produções de Hollywood – o futebol americano de fato proporciona emoções em seu desenrolar. Um jogo pode ter todos os elementos de um drama cinematográfico: o mocinho, o vilão, o imponderável, superação, reviravoltas e, claro, finais felizes (para uma das franquias).

A final deste ano teve tudo isso. Após entrar na etapa final da partida perdendo por 28 a 3 para o Atlanta Falcons, o New England Patriots tirou da cartola – ou dos passes do astro Tom Braddy “Bündchen” – uma virada incrível. A maior das finais da NFL. Seu time buscou o empate que veio já no último minuto e conseguiu a inacreditável virada para vencer o #SuperbowlLI por 34 a 28 e nos ajudar a entender a razão da modalidade ser tão fenomenal e fascinante, a ponto de liderar trending topics mundo afora e arrecadar 5 milhões dólares por 30 segundos de comercial na TV norte americana.

E olha que nem precisei citar o show do intervalo e Lady Gaga.

 

Por

glauber.tiburtino@oestadorj.com.br

Jornalista, assessor de comunicação social, ex-editor de esportes e eterno apaixonado pelo tema. Cursou Jornalismo Esportivo no rádio e tem experiência em produção de conteúdo na editoria.

Comentários estão fechados.