Sabores da Itália: Polpetone ao forno

Print page

imagesO polpetone é uma receita caseira tradicional italiana, de bolo de carne feito por mães e avós, muito preparada nos dias de domingo. Com um perfume delicioso, é capaz de reunir todos os hóspedes em torno à mesa. Uma receita com tantas variantes, com secretos ingredientes escondidos em velhos cadernos de receita, ou até na memória das mulheres da família. Uma receita de carne fácil de realizar, a única coisa sempre igual em todas as versões são as batatas vermelhas perfumadas com a cerveja.

Dificuldade: fácil

Preparação: 15 min + 55 de cozimento

Ingredientes para 8 porções

400 g de salsicha – 600 g de carne moída – 200 g de de pão dormido – 150 g de farinha de rosca – 150 g queijo pecorino para ralar na hora – 200 ml de leite integral – 2 ovos – 40 g de mel – 1 colher de chá de noz moscada – 3 ramos de tomilho – azeite de oliva 20 ml – sal e pimenta do reino
Para as batatas: 300 g batatas vermelhas – 100 ml de cerveja clara – 1 cebola – 1 colher de chá de páprica – 4 folhas de sálvia – 3 ramos de tomilho – 1 colher de sopa sal grosso – 20 ml de azeite de oliva

Preparação

Elimine a casca do pão dormido com uma faca e corte-o em pedaços grandes, colocando em uma bacia. Jogue o leite em cima do pão para absorver e amolecê-lo. Em uma outra bacia coloque a carne moída. Retire a carne de dentro da salsicha, corte em pedaços e junte a carne moída. Una o restante dos ingredientes: o queijo pecorino, o pão amolecido bem picado, os ovos, noz moscada, a farinha de rosca e o tomilho fresco.

Para terminar, coloque o sal e a pimenta, e preaqueça o forno em 180°.

Amasse e misture bem todos os ingredientes com a mão e temperos. Dê a forma de pão ao composto, pressionando bem.

Transfira o polpetone a uma assadeira forrada com papel para forno e espalme a mistura do azeite e o mel em cima do bolo de carne, cozinhando em forno por 55 minutos.

Corte a cebola no sentido do comprimento. Descasque a batata embaixo d’água e corte-as em metades. Em uma frigideira com um pouco de óleo, disponha a batata e a cebola, polvilhe com o sal grosso, a folha de sálvia, o tomilho, a páprica e cubra com a cerveja.

A esse ponto, retire o polpetone do forno que já estará cozido e mantenha-o quente. Insira a batata no forno a 200° por cerca de 30 min, se elas ressecarem muito durante o cozimento, junte um pouco de água. Quando terminar o cozimento, retire do forno e sirva junto com o polpetone.

Por

andreia.nakasato@oestadorj.com.br

Andréia Nakasato, jornalista e fotografa no Brasil. Moro na Itália há 7 anos. País que me apaixonei pela cultura, pela língua e paisagens. Colaborei com alguns jornais locais da região. Amo meus filhos, cinema, vinho e gastronomia.

Comentários estão fechados.